Câmara de Aveiro e Paróquia da Vera Cruz formalizaram o acordo para acabar com a ilha do Canastro.
Trata-se de um Contrato de Comodato relativo ao edifício onde habitavam 9 famílias sem condições de habitabilidade e que agora transitam para casas em Santiago.
Este passo abre caminho à requalificação da zona verde de Sá-Barrocas, criando um parque urbano, demolindo os passivos urbanos existentes nesta zona.
Ribau Esteves destaca a aposta de âmbito social mas que tem um alcance que vai até à reabilitação urbana (com áudio)
Câmara e Paróquia juntaram-se na Igreja das Barrocas para assinar o documento e na agenda esteve a reabilitação da Igreja das Barrocas feita de acordo com a direção regional de cultura.
Os representantes da paróquia deram o sim à operação e querem participação ativa na candidatura a capital europeia da cultura.
Reabilitar o património religioso e colocar esse património nos roteiros culturais e turísticos é a aposta da paróquia da Vera Cruz (com áudio)
O projeto prevê a reparação da cobertura, rebocos interiores, madeiras das portas e caixilharias, bem como a introdução de um sistema de ventilação natural.
A empreitada foi adjudicada à empresa InSitu Conservação de Bens Culturais, Unipessoal, Lda. pelo valor de 84.394,67€, prevendo-se que a intervenção se inicie no próximo mês de setembro.