Aveiro dá mais um passo para melhorar a oferta de transporte público na cidade e os 10 novos autocarros elétricos que entram ao serviço da frota AveiroBus dão contributo para essa qualificação.
Mensagem deixada pelo autarca de Aveiro e pelo presidente da administração da Transdev que assinalaram o momento em viagem inaugural entre Cacia e o Centro Coordenador de Transportes.
A operação passa a contar com mais 10 viaturas elétricas num investimento que ronda os 4,5 milhões de euros com apoio de fundos europeus.
Sérgio Soares entende que Aveiro continuar a dar sinais de modernização nos meios ao dispor de uma mobilidade mais amiga do ambiente.
O administrador da Transdev sublinha que estão a ser dados passos seguros ao nível do transporte fluvial e rodoviário (com áudio).
Ribau Esteves elogiou o concessionário responsável pela operação Aveiro Bus.
Admite que o contrato de concessão puxa pelo estímulo mas não obriga a fazer todos os investimentos e a eletrificação é um passo que mostra a ambição da empresa gestora (com áudio)
O autarca de Aveiro acredita que os 10 novos autocarros elétricos, o reforço de carreiras previsto para 2024 e todas as medidas que vão sendo tomadas para chamar mais utentes ao serviço público de transportes vão dar frutos no futuro.
Ribau destaca os anos de transformação, o ajustamento de operações com duas concessões, municipal e intermunicipal, com AveiroBus e Busway, como desafios que vão sendo vencidos (com áudio)
A partir de agora, 45% da frota é elétrica e 60% dos km efetuados passam a ser feitos com recurso a viaturas “zero emissões poluentes”.
Com este novos autocarros a emissão de CO2 da operação vai reduzir-se em 383 toneladas por ano.