O Executivo Municipal de Aveiro deliberou aprovar o projeto de execução e autorizar a abertura do concurso público, com o valor base de 1.415.974,38€ para a requalificação urbana da envolvente à EB 2,3 de Cacia e a ligação à Avenida Europa.
De forma global, "o projeto prevê para o reperfilamento da Avenida Fernando Augusto de Oliveira, com a reformulação dos sentidos de tráfego, o redimensionamento do perfil transversal dos arruamentos, a criação de uma ciclovia e de baias de estacionamento de veículos motorizados, a construção de um espaço de estar e de uma paragem de autocarro junto à entrada para a Escola e a criação de um espaço verde de lazer com enquadramento na linha de água existente nas imediações da Escola".
Tendo em conta a preocupação dos fluxos viários em direção ao estabelecimento de ensino foram redefinidos os sentidos de tráfego quer nas vias transversais, quer na Avenida Manuel Lopes Pereira e via que circunda os limites da escola.
A Avenida Manuel Lopes Pereira sendo uma via estruturante da urbanização, passa a sentido único, de sudeste para nordeste, permitindo que a saída das crianças e jovens das viaturas se faça diretamente para o passeio, o que permite um aumento da segurança.
Nas vias que circundam o perímetro exterior da Escola, a CMA optou pela manutenção das árvores existentes, criando um perfil de via compatível com os espécimes arbóreos existentes.
O projeto prevê também uma ciclovia que permite percorrer o perímetro da escola, a Avenida Manuel Lopes Pereira, Rua Engenheiro Jaime Rodrigues Nina, e a área de lazer.
A ciclovia pretende estimular movimento pedonal e ciclável no bairro, que permita dar alguma vida à envolvente e promova a prática de passeios ao ar livre e o estímulo à abertura de estabelecimentos comerciais.
Na Reunião de Câmara desta quinta-feira, 20 de maio, o Executivo Municipal deliberou, ainda, adjudicar um novo pacote de pavimentações na Freguesia de Cacia e na localidade de Nariz, pelo valor de 1.2 milhões de euros, à empresa Construções Carlos Pinho, Lda..
Os trabalhos vão incidir na requalificação da pavimentação, execução de redes de águas pluviais, sinalização vertical e horizontal e pequenos arranjos urbanísticos, em 20 arruamentos, com uma extensão total de 9 kilómetros.