O Município de Anadia assinou esta quarta-feira, 29 de junho, com a Infraestruturas de Portugal (IP) o Acordo de Gestão para a construção da rotunda na EN1/IC2, no lugar do Peneireiro, na União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro. A cerimónia decorreu nos Paços de Município de Anadia, com presença da presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, do vice-presidente da IP, José Serrano Gordo, e do presidente da União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, Óscar Ventura.
A estimativa do investimento anda na ordem dos 300 mil euros. A execução será totalmente comparticipada pela Infraestruturas de Portugal, enquanto o Município terá a responsabilidade de suportar integralmente, os custos relativos ao licenciamento e às expropriações necessárias, bem como os demais atos permissivos, a obter de quaisquer outras entidades durante a execução da obra. O concurso público da empreitada deverá ser lançado a curto prazo, prevendo-se que as obras se iniciem até ao início do próximo ano.
O acordo assinado confere ao Município de Anadia a responsabilidade pela execução da obra, tendo por base o projecto de execução elaborado pela IP. Caberá ainda à autarquia anadiense lançar, gerir, executar e fiscalizar a obra, desde o procedimento pré-contratual até ao seu encerramento administrativo, cabendo-lhe ainda a responsabilidade pela execução material, financeira e contabilística da mesma.
Recorde-se que esta negociação entre o Município de Anadia e a IP vem decorrendo há alguns meses, culminando agora com a assinatura deste acordo que permitirá a construção da referida rotunda que irá proporcionar melhores condições de circulação e segurança aos milhares de utilizadores que diariamente circulam e atravessam aquela via.