Luís Souto Miranda assinala o 10 de Junho com nota sobre a data e o simbolismo do momento.
Na véspera do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o candidato da AD à Câmara de Aveiro “saúda as Forças Armadas e todos aqueles que, ao longo da nossa história secular, lutaram pela independência nacional e pela defesa dos nossos valores”.
“Saúdo, em particular, os militares aveirenses no ativo em distintas missões de defesa em Portugal e no estrangeiro, e os antigos combatentes cujo serviço ao País nunca é demais realçar e valorizar”.
Em mensagem aos portugueses espalhados pelo mundo afirma-se empenhado em reforçar as ligações à diáspora.
“Estou certo que os nossos emigrantes sempre levam Aveiro no coração e acredito que no futuro poderemos reforçar os laços que nos unem. Estou apostado em potenciar o valor da nossa diáspora, com benefícios mútuos e acredito que o governo em primeiro lugar, e certamente as autarquias, poderão ter políticas também dirigidas para o regresso dos nossos emigrantes, valorizando a sua iniciativa e energia e potenciando o seu contributo para a economia e a renovação da nossa sociedade”.
O candidato quer incentivar a comunidade escolar a reforçar a importância do 10 de Junho.
“Fará parte da nossa política municipal, envolver as escolas, instituições e associações numa nova dinâmica que irá reforçar a importância do dia 10 de junho como parte relevante do calendário de eventos, explorando e promovendo a reflexão das dimensões do patriotismo, no quadro de cidadãos da União Europeia, enaltecendo o extraordinário valor de Camões e a partir dele da Poesia enquanto manifestação cultural tão arreigada na nossa história; e finalmente uma especial atenção às comunidades portuguesas”.