O PSD Ovar aprovou, por aclamação, Domingos Silva como candidato à Câmara Municipal e Salvador Malheiro na liderança da lista à Assembleia Municipal
Domingos Silva, atual Presidente da Câmara, vai liderar a lista à Câmara Municipal de Ovar, enquanto Salvador Malheiro, ex-Presidente da Câmara e atual Deputado e Presidente da Comissão de Ambiente e Energia da Assembleia da República, será o candidato à Assembleia Municipal.
Na sua intervenção, Domingos Silva sublinhou o compromisso e a determinação com que encara este desafio.
“Sinto o concelho de Ovar em cada passo que dou e em cada decisão que tomo. Esta terra formou-me e é com essa alma vareira que assumo esta candidatura, com o compromisso de continuar a trabalhar incansavelmente pelo progresso do nosso concelho e de retribuir tudo o que ele me deu. Aceitei ser candidato porque quero concluir as muitas obras, programas e projetos que temos em curso no nosso concelho, mas, acima de tudo, porque Ovar enfrenta desafios exigentes que requerem seriedade, experiência, rigor e competência. É com esse espírito que quero continuar a servir a nossa comunidade.”
Entre as prioridades da candidatura, Domingos Silva destacou a defesa da costa, da ria e da Barrinha, bem como o desassoreamento dos cais; a modernização da ferrovia, com a requalificação da Linha do Norte e a construção da linha da alta velocidade; e a requalificação da EN 109, essencial para o desenvolvimento do território.
O candidato reafirmou ainda o compromisso com a regeneração urbana em todas as freguesias, garantindo uma valorização equitativa das oito freguesias e reforçando o planeamento estratégico do concelho, incluindo a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).
Na área da Habitação, Domingos Silva compromete-se a “finalizar a implementação da Estratégia Local de Habitação do Município” e a “lançar um amplo programa de habitação jovem”, para apoiar a fixação dos jovens no concelho.
Domingos Silva é economista e gestor com experiência na administração de empresas nos setores industrial, comercial e de serviços.
Em 1989 integrou, como independente, as listas do PSD à Assembleia Municipal de Ovar.
Ao longo dos anos, desempenhou vários mandatos na Assembleia Municipal de Ovar, tendo sido líder da bancada municipal do PSD entre 1997 e 2001.
Em 2013, assumiu funções como Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, cargo que exerceu até 2024, ano em que assumiu a presidência da autarquia depois da saída antecipada de Salvador Malheiro para o Parlamento.