Autárquicas: Candidatura socialista defende ria como centro cívico do concelho de Ílhavo.

A candidatura autárquica do Partido Socialista de Ílhavo, liderada por Sónia Fernandes, quer a ria como centro cívico do Município e sugere a criação de um plano de ordenamento do estuário, no sentido de definir a localização das atividades na Ria de Aveiro, de cariz económico, cultural e ambiental.

Sónia Fernandes entende que só desse forma é possível “transformar a Ria de Aveiro no vetor influenciador das estruturas verdes urbanas que, a partir dela, se ramifiquem pelo território e estruturem o Município ao nível da mobilidade e da relação entre as quatro freguesias”.

A candidata à Câmara Municipal aproveitou a Roteiro das Freguesias, na Gafanha da Nazaré, para sublinhar a importância de “transformar a Ria de Aveiro no centro cívico comum a todas as freguesias do concelho, como elemento que liga todas as suas comunidades”.

Defendeu a criação de uma rede de praias fluviais, de cais públicos flutuantes em todo o concelho e a requalificação urbana e ambiental da frente ria da Praia da Barra.

O roteiro na Gafanha da Nazaré passou por contactos com forças vivas (associativismo) e populações (cidadãos).

Sónia Fernandes, acompanhada de autarcas do PS na Assembleia de Freguesia e de outros dirigentes e autarcas, reuniu com a direção do Grupo Desportivo da Gafanha e a direção da Associação Náutica da Gafanha da Nazaré.

Houve ainda oportunidade para visitar vários locais da freguesia que carecem de intervenção, nomeadamente os Passadiços da Praia da Barra, recorrentemente afetados por eventos extremos provocados pelas condições climatéricas.