A Murtosa inaugura, no domingo, as obras de reabilitação e ampliação da Assembleia Theatro da Torreira.
Com um investimento municipal de mais de 660.000€, esta obra resulta do projeto desenvolvido pelo arquiteto murtoseiro Paulo Valente.
Teve como premissa o respeito pela identidade arquitetónica exterior do histórico imóvel, modernizando-o e aumentando a sua polivalência funcional, por forma a restituí-lo à comunidade como importante polo cultural e social da freguesia da Torreira e do Concelho da Murtosa.
Para materializar a obra, o Município da Murtosa assumiu a gestão do edifício, tendo, para efeito, celebrado um protocolo/contrato de comodato com a Junta de Freguesia da Torreira, proprietária do imóvel.
A Assembleia Theatro da Torreira é dos edifícios mais emblemáticos do centro urbano da freguesia.
Localizada no Largo da Varina, foi construída na década de 30 do século XX e ocupa um espaço muito relevante na memória coletiva.
Com a reabertura ao público, a Assembleia Theatro integrará a rede de espaços culturais do concelho, permitindo que freguesia da Torreira passe a dispor de uma sala moderna e funcional para acolher eventos culturais, conferências, sessões institucionais, atividades formativas, entre outros.
A cerimónia de abertura decorre no âmbito das comemorações dos 96 anos do Concelho da Murtosa, este domingo, às 18H00.