António Manuel Ribeiro (UHF) em conversa na Radiolândia.
O Museu do Rádio, localizado na vila de Bustos, concelho de Oliveira do Bairro, promove mais uma edição do projeto "Conversas da Rádio", desta vez com António Manuel Ribeiro, poeta, escritor, compositor e vocalista dos UHF.
A iniciativa está marcada para esta sexta, dia 7 de fevereiro, pelas 21h30, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
António Manuel Ribeiro é um dos nomes mais icónicos da música rock em Portugal.
Com uma voz inconfundível e uma presença em palco marcante, destaca-se pelo seu estilo único, que mistura poesia e crítica social nas letras.
Líder há 47 anos de uma das bandas fundadoras do rock português, os UHF, António Manuel Ribeiro escreveu livros, crónicas para jornais e é também um apaixonado pela rádio, tendo ajudado a fundar duas rádios piratas.
"Conversas da Rádio" é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que já teve como convidados nomes como José Cid, Pedro Abrunhosa, Ruy de Carvalho, António Sala, João Ricardo Pateiro (TSF), Paulino Coelho (Rádio Renascença), João Janes (TSF), Teófilo Fernando (TSF), Nuno Matos (Antena 1), João Chaves (RFM) e Paulo Fragoso (RFM) e Ana Colaço (RFM).
Esta proposta da Radiolândia – Museu do Rádio, tem por objetivo captar novos públicos para a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através da realização periódica de sessões de conversas informais com personalidades ligadas, de alguma forma, à rádio nacional e local, oferecendo ao público algumas das mais marcantes memórias coletivas, contadas pela voz dos principais intervenientes.
Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.
O espaço museológico tem como base a coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.