Anadia inicia as comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
Esta segunda-feira, dia 22, pelas 21h00, no Centro Social, Cultural e Recreativo da Poutena, Vilarinho do Bairro, acontece uma “Tertúlia sobre o 25 de Abril”, numa organização da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro.
Amanhã, dia 23, pelas 15h00, numa organização da Universidade Sénior da Curia, o auditório do Curia Tecnoparque acolhe a Conferência “O Simbolismo do Cravo”, com a presença de António Pires de Carvalho, a que se segue um momento musical pela Tuna da Universidade Sénior.
No final terá lugar a inauguração da Exposição “O Legado de um Cravo”.
Ao final da tarde, pelas 19h30, a Junta de Freguesia de Avelãs de Cima organiza um jantar-convívio e animação que terá lugar na sede da União Recreativa e Cultural de Canelas.
No dia 24, pelas 9h30, a Universidade Sénior da Curia leva a efeito a caminhada “Caminhar + em Liberdade”.
À tarde, pelas 14h00, o Auditório da Junta de Sangalhos é palco da Assembleia de Freguesia Jovem, organizada pela Junta de Freguesia.
A noite termina no Cineteatro Anadia, pelas 21h00, com a cerimónia de homenagem aos Autarcas anadienses eleitos no pós “Revolução de Abril” até à atualidade, promovida pelo Município de Anadia. Cerca de uma centena de autarcas (presidentes eleitos) vão ser homenageados, numa cerimónia que conta ainda com vários momentos culturais alusivos à efeméride.
No dia 25 de abril, feriado nacional, a partir das 10h00, tem lugar na Praça do Município, a Sessão Solene extraordinária comemorativa da Assembleia Municipal.
A cerimónia tem o seu início com a receção às entidades oficiais e convidados, seguindo-se os cumprimentos à Guarda de Honra, hastear das bandeiras, execução do Hino Nacional e solta de pombos, terminando com as intervenções dos representantes dos vários movimentos e partidos com assento na Assembleia Municipal, da Presidente da Câmara Municipal e do Presidente da Assembleia Municipal. A manhã termina com um pic-nic partilhado, pelas 12h30, no Parque Urbano de Anadia.