Anadia assume competências no domínio da Ação Social.

O Município de Anadia assumiu hoje, 3 de abril, as competências no domínio da Ação Social, passando a ser responsável pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Anadia (SAAS).

O SAAS de Anadia é um serviço que assegura o atendimento e acompanhamento, de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social. Este serviço contempla a medida Rendimento Social de Inserção na sua vertente de atendimento e acompanhamento social, o apoio social no âmbito dos subsídios de caráter eventual e a Linha Nacional de Emergência Social (LNES - apenas em horário regular de expediente).

O atendimento presencial, será realizado preferencialmente, com marcação prévia, nos dois locais de atendimento do SAAS de Anadia, no Serviço de Ação Social (Centro Cultural de Anadia - Vale Santo), através do nº 231 510 486 ou o e-mail: acaosocial@cm-anadia.pt; e na Misericórdia da Freguesia de Sangalhos. através do telemóvel 925 969 052 ou o e-mail: fnevessilvafsangalhos.pt

O Município de Anadia faz o atendimento a munícipes pertencentes às freguesias de Avelãs de Caminho, Avelãs de Cima, Moita, Vila Nova de Monsarros, São Lourenço do Bairro, Vilarinho do Bairro e às Uniões de Freguesias de Arcos e Mogofores, e Tamengos, Aguim e Óis do Bairro.

A Misericórdia da Freguesia de Sangalhos, à mercê de um protocolo de cooperação celebrado com o Município, será responsável pelo atendimento à freguesia de Sangalhos e à União de Freguesias da Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas.

Para além do SAAS, fruto da transferência de competências da Administração Central para as autarquias locais, o Município de Anadia assume também competências nas seguintes áreas de intervenção: coordenação do Núcleo Local de Inserção (Rendimento Social de Inserção); o Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social e os instrumentos estratégicos e de planeamento, tais como as Cartas Sociais Municipal e Supramunicipal.

Para tornar os serviços mais funcionais, o Município procedeu a obras de adaptação no edifício que alberga os serviços de Ação Social, no Vale Santo, num investimento a rondar os 70 mil euros. Neste sentido, foram melhoradas as acessibilidades ao edifício, com a criação de duas rampas de acesso para as pessoas com mobilidade reduzida. No interior, os espaços foram adaptados às necessidades, nomeadamente com a criação de gabinetes de atendimento, salas de espera e de reuniões.