A Câmara de Águeda e as Juntas de Freguesia do concelho procederam à assinatura dos acordos de competências em questões como a limpeza de valetas, passeios e aquedutos, a manutenção de espaços verdes e jardins, equipamentos e mobiliário urbano, entre outras.
Os presentes acordos, já aprovados pela Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia, atingem um valor anual de mais de 618.000 euros e serão complementados com novas propostas no valor de 726.500 euros, destinados à celebração de apoios financeiros às Juntas, para execução de obras, aquisição de terrenos e equipamentos.
De referir que estão ainda em vigor, contratos inter-administrativos num valor superior a 310.000 euros, que permitem a prestação de vários serviços, como transportes e apoios na área da educação, entre outros.
A autarquia liderada por Jorge Almeida realça os valores na ordem de 1.6 milhões que irão para as Juntas em 2018 e avançam com a criação dum Conselho Executivo Municipal.
Integram essa estrutura o Presidente da Câmara e todos os Presidentes de Junta num organismo que reunirá todos os anos em fevereiro, maio e outubro.
O papel reservado a este Conselho é o reforço do trabalho em parceria, abordar e discutir a estratégia e o desenvolvimento de todo o concelho.
A próxima reunião ficou marcada para 19 de outubro.