O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através do deputado eleito pelo distrito de Aveiro, Moisés Ferreira, questiona o governo português sobre um incidente ocorrido nas instalações da multinacional indiana Sakthi, no passado mês de Dezembro.
A pergunta foi dirigida ao Ministério do Ambiente e questiona um incidente num dia em que as instalações da multinacional acabaram evacuadas devido ao rompimento de um forno.
Centena e meia de trabalhadores foram obrigados a aguardar, nas imediações, que a fundição retomasse a atividade, depois do derrame de ferro incandescente.
O BE lembra que durante o incêndio, o comandante dos Bombeiros Voluntário de Águeda, em declarações à imprensa, deu conta de um risco de explosão.
A Sakthi é uma fábrica de fundição preparada para a produção de componente de segurança crítica em ferro nodular - como travões, suspensão, transmissão, motor e direção – para a indústria automóvel.
O BE quer saber do Governo se estão reunidas presentemente as condições de segurança para o funcionamento da referida fábrica, nomeadamente no que se refere aos planos de continência e de reposta e equipamento da proteção civil, bombeiros e outras entidades.