A Wavecom vendeu a GoContact a uma empresa norte americana por 21 milhões de euros.
Empresa norte-americana Broadvoice compra spin-off de engenharia de telecomunicações.
A Wavecom, instalada num edifício recente junto à rotunda do Rato, na Avenida Europa, em Aveiro, acaba de vender a totalidade do capital da GoContact, empresa de software de contact center, à Broadvoice, empresa norte-americana da área das comunicações VoIP, num negócio avaliado em 21M€.
“Com crescimentos assinaláveis desde 2014, quer no panorama nacional como internacional, a GoContact, uma das várias spin-offs da aveirense Wavecom, foi vendida por valor recorde em termos de múltiplos europeus para este tipo de transações, sem qualquer ronda de investimento anterior”, revela a Wavecom.
A Wavecom é uma empresa de engenharia de telecomunicações, criada em 2000 por Engenheiros formados na Universidade Aveiro, com operação em Portugal e Espanha e projetos em 4 continentes, que aposta na inovação e na criação de soluções próprias e diferenciadoras.
O grupo Wavecom espera agora promover outras spin-offs que têm por base a sua tecnologia e que estão em linha com a estratégia de desenvolvimento de produtos e soluções IoT.
Em destaque novas soluções como Sistemas de localização de pessoas e objetos, em tempo real (RTLS), para as áreas da Indústria, Logística e Saúde; Sistemas de comunicações IoT (Internet of Things) para aplicações em Smart Cities e Connected BUS, solução de conectividade para passageiros de transportes públicos, que permite a contagem de pessoas em tempo real, Wi-Fi a bordo com ligações a 4 e 5G entre outras funcionalidades.
Alguns destes novos produtos estão a aguardar atribuição de patentes e já contam com clientes em diversos setores estratégicos como a indústria, a saúde, os transportes e o setor público.
Nas palavras de Nuno Marques, co-CEO da Wavecom “esta é uma excelente oportunidade dado o momento de valorização das soluções tecnológicas para Contact Center. Estamos perante um negócio que nos irá permitir continuar a investir em tecnologias IoT e em I&D para os setores da Saúde, Indústria, Transportes e Smart Cities.”
No mercado das novas tecnologias, Aveiro está a ser apontada nos mercados internacionais como caso de estudo com contactos estabelecidos por parte de unidades sobretudo Norte Americanas interessadas em levar os produtos para mercados mais alargados.
A compra de patentes ou empresas está a surgir com mais frequência e o cluster das tecnologias a ganhar reconhecimento internacional.