Universidade de Aveiro, Huawei e Instituto de Telecomunicações inauguram, esta quarta, em Aveiro, o laboratório 5GAIner, um projeto que combina a experiência global da Huawei em tecnologia e o know how de duas instituições do Sistema Científico-Tecnológico Nacional.
Vai disponibilizar meios tecnológicos de importância relevante para a comunidade académica, para a economia e para o ecossistema de inovação nacional.
Esta infraestrutura está a ser implementada no seguimento do protocolo assinado em 2020, entre as três instituições, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento e experimentação de soluções no contexto das redes de quinta geração e novas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para soluções tecnológicas avançadas, assim como a exploração da infraestrutura para fins educacionais, formando uma nova geração de engenheiros, em sintonia com o potencial da sociedade digital wireless.
O 5G + IA Networks Reliability Center estará à disposição da comunidade académica e científica nacional, bem como do ecossistema de empreendedorismo e inovação, prevendo-se que, numa fase posterior, seja possibilitado o acesso a esta infraestrutura de I&D por parte de stakeholders internacionais.
A inauguração começa em sessão na Reitoria, às 10h, com intervenções de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro; José Carlos Pedro, Presidente do Instituto de Telecomunicações e Tony Li, CEO Huawei Portugal.
Às 10h30 fala Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e às 10h45 é feita a apresentação do 5G+AI Networks Reliability Center (5GAINER) powered by Huawei – Cases & Projects com intervenção de Rui Aguiar, que lidera o laboratório.
Mais tarde, às 11h45, na sede Instituto de Telecomunicações é cumprida visita ao Huawei 5G + IA Lab e há cerimónia de descerramento de placa comemorativa.