A Turismo Centro de Portugal (TCP) apresentou, esta terça, em Lisboa, os novos vídeos promocionais da região.
Aposta para promover as especificidades de um território constituído por 100 municípios.
São cinco novos vídeos que têm como âmbito cinco produtos turísticos escolhidos na estratégia desta campanha: gastronomia e vinhos, turismo de natureza, turismo espiritual, turismo náutico e turismo industrial.
A apresentação decorreu no Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel, com a participação de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo; Raul Almeida, Presidente da TCP, Anabela Freitas e Jorge Sampaio, Vice-Presidente e membro do conselho executivo da mesma entidade; Lídia Monteiro, da direção do Turismo de Portugal; Adriana Rodrigues e Sílvia Ribau, diretoras de núcleo da TCP; Jorge Loureiro, presidente do Conselho de Marketing da TCP e vice-presidente da AHRESP; Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP; e Telmo Martins, da Lobby Films and Advertising, entre outras individualidades.
Na apresentação, Raul Almeida contextualizou os objetivos da iniciativa.
“Entre janeiro e maio deste ano, as dormidas na região aumentaram 5% em relação ao mesmo período de 2023, pelo que tudo se encaminha para ser o melhor ano de sempre para a região. A promoção do território é peça-chave para a conjugação de todos os projetos da região e é por isso que estamos aqui hoje, para dar a conhecer novos conteúdos promocionais de que nos orgulhamos”, sublinhou.
Adriana Rodrigues explicou o âmbito destes novos spots.
“Em 2022, a Turismo Centro de Portugal lançou a campanha ‘Centro de Portugal, um destino e tanto’. Em 2023, acrescentámos uma camada, com as singularidades da região, a que demos o nome de ‘Sabias que?’. Agora, esta camada vai mais além, dando a conhecer singularidades de produtos turísticos específicos. Com as novas plataformas promocionais, queremos mostrar aquilo que faz do Centro de Portugal um destino diferente dos outros”, explicou.
Sílvia Ribau desenvolveu a ideia, explicando que os novos spots promocionais estão em linha com as novas tendências da procura turística, nomeadamente o crescimento do turismo sustentável e o estilo de vida saudável.
“Estes vídeos incentivam os visitantes a virem a uma região que lhes oferece natureza, espaço e tranquilidade”.
Os novos vídeos promocionais da Turismo do Centro foram produzidos pela Lobby Films and Advertising e realizados por Telmo Martins.
Foi, ainda, apresentado um novo filme promocional do projeto Landscape Together, decorrente da iniciativa Experimenta Paisagem, da autoria do ateliê de arquitetura MAG, em estreita parceria com a Turismo Centro de Portugal, entre outros parceiros, e que tem como âmbito a criação de um museu a céu aberto nas paisagens do interior do Centro de Portugal.
Produzido e realizado pela Slideshow, o filme dá a conhecer as obras de arte já implementadas pelo projeto: “Menina dos Medos”, “Farol dos Ventos” e “Magma Cellar” (Proença-a-Nova), “Véu” (Sertã) e “Moongate” (Oleiros).
“Estas obras refletem e materializam a essência dos lugares onde estão instaladas. Desta forma, o projeto Landscape Together valoriza o território”, considerou Teresa Castro, do ateliê MAG, também presente na apresentação.
Lídia Monteiro, por parte do Turismo de Portugal, elogiou mais esta iniciativa da Turismo do Centro.
“Os destinos mais competitivos, que atraem mais visitantes, são os que têm uma oferta genuína, autêntica e com identidade. Estas são características que assentam bem no Centro de Portugal”, considerou.
A finalizar, Pedro Machado assinalou que “o novo luxo está nas narrativas e na autenticidade da oferta turística que os territórios como o Centro de Portugal podem oferecer”.