A Comissária europeia para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, esteve em Sever do Vouga, para conhecer a Unidade das Tecnologias da Escola Profissional de Aveiro e a autarquia local considera relevante essa visita ao espaço que funciona no VougaPark.
O Centro de Inovação funciona desde 2015 e alberga cerca de 500 alunos, sendo o maior polo da EPA na Região de Aveiro. À Comissária conheceu ainda uma das 23 empresas instaladas no VougaPark, a Graphenest- Advanced Nanotechnology que desenvolve tecnologias inovadoras baseadas no grafeno.
A Comissária foi recebida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, e pela diretora de operações do VougaPark, Andreia Fonseca.
Almeida e Costa realça a importância desse momento. “Apesar do tempo escasso, tivemos oportunidade de trocar impressões sobre as potencialidades e desafios do nosso território, nos quais a União Europeia pode ter um contributo relevante, através do seu apoio. A Comissária mostrou-se bastante satisfeita com o modelo de funcionamento do VougaPark-Centro de Inovação, considerando-o um bom exemplo na promoção do empreendedorismo em territórios de baixa densidade, como é o caso de Sever do Vouga”, afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga.
A visita à Região de Aveiro decorreu no âmbito das comemorações do 25.º aniversário da EPA que deu a conhecer o seu projeto intermunicipal de valorização do território, em especial nas áreas da qualificação profissional junto de jovens e adultos em risco de exclusão escolar e profissional.