O porto de Aveiro celebra, esta quinta-feira, os 217 anos da abertura da barra e a data que assinala o aniversário do porto vai juntar autarcas de Aveiro e Ílhavo na cerimónia a realizar no cais criativo da Costa Nova e que inclui uma conferência.
O dia 3 de abril de 1808 marca um momento histórico para o Porto de Aveiro, com a abertura da sua atual Barra.
Sessão às 17h com discursos de Eduardo Feio (APA), Nuno Pires (Comunidade Portuária), Ribau Esteves (CMA) e João Campolargo (CMI).
Segue-se a palestra “a cartografia náutica do porto de Aveiro”.
Este edifício histórico apresenta uma estrutura típica de fortificação abaluartada, com alvenaria rebocada e cantaria calcária, reduzida a uma pequena cortina e dois meios baluartes.
Durante décadas, o forte desempenhou uma função essencial como ponto de orientação para a entrada de navios na Barra de Aveiro, utilizando sinais visuais
Desde 1974, o Forte da Barra está classificado como Monumento Nacional pela Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, destacando-se como um símbolo da herança cultural e histórica da Região.
Em final de 2020, foi atribuída a concessão para a sua requalificação e exploração como unidade hoteleira, um projeto que visa dar uma nova vida a este emblemático monumento.