Um grupo de investigadores e professores do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) e do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um sistema de cubo de roda traseira de bicicleta que permite aumentar o desempenho do ciclista sem comprometer a segurança, proporcionando uma experiência de mudança de velocidade mais suave.
A invenção, da autoria de António Bastos, António Ramos e Francisco Vieira, incide no mecanismo interno do cubo, que permite alcançar o dobro dos pontos de engrenamento em comparação com os cubos tradicionais disponíveis no mercado.
Este aumento na quantidade de pontos de engrenamento resulta numa resposta mais rápida e eficiente na mudança de velocidade sentida no pedal.
O ciclista pode esperar um desempenho melhorado, especialmente em situações que exigem mudanças rápidas de velocidade e força.
O sistema projetado é compatível com qualquer tipo de bicicleta, independentemente da modalidade e do sistema energético (elétricas, assistidas ou manuais).
A nova tecnologia não só eleva o desempenho do ciclista, como também prioriza o conforto do utilizador.
O sistema foi concebido para absorver as vibrações geradas durante o movimento em roda livre, minimizando o desconforto causado pelo ruído.
Este aspeto é crucial para ciclistas que percorrem longas distâncias ou enfrentam terrenos desafiantes, garantindo que a experiência seja mais agradável e menos fatigante.
Os investigadores destacam que esta tecnologia, já protegida por patente, tem o potencial de causar um impacto significativo no mercado de ciclismo, oferecendo uma solução avançada que serve tanto ciclistas profissionais como entusiastas.
Agora que a inovação está patenteada, a equipa de investigação avançará com a produção do protótipo e, com apoio dos serviços dedicados à transferência de tecnologia prevê encetar contactos para verificar se haverá interesse do mercado.