São dados do relatório final do Festival do Bacalhau. Analisados os relatórios financeiros das Associações, concluiu-se que o valor total de receita líquida dos 14 espaços foi de cerca de 119 mil euros (aumento de cerca de 11% relativamente a 2014), sendo que deste montante 107 mil euros referem-se aos espaços de restauração.
Os dez espaços de restauração foram geridos por dez Associações do Município (Confraria Camoniana de Ílhavo, Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, Associação Cultural e Recreativa “Chio Pó-Pó”, Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, Confraria Gastronómica do Bacalhau, Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo, Grupo Folclórico “O Arrais”, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Grupo de Jovens “A Tulha” e, pela primeira vez, o Grupo Desportivo da Gafanha, em substituição do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Município de Ílhavo).
No que diz respeito às refeições, foram servidas nos espaços de restauração cerca de 20.700, tendo sido consumidos mais de 11 toneladas de bacalhau e derivados. O crescimento em relação a 2014 ronda os 10%.
Em cinco dias de Festival, foram realizadas mais de uma centena de iniciativas, em espaços tão diversos como o Palco Principal, o Palco Ria, o Navio-Museu Santo André, o Pavilhão Terra e Mar ou o Cais das Brincadeiras. O Navio-Museu Santo André registou um total de 5.321 visitantes com aumento em relação a 2014 (3.992 visitantes) com receita de 3.581 euros. Pelo pavilhão Terra e Mar passaram 50.409 visitantes (em 2014 foram 37.978).
O custo total da edição 2015 do Festival do Bacalhau foi de cerca de 241 mil euros, o que representa um aumento de cerca de 14% relativamente a 2014, justificado pelos investimentos ao nível da melhoria das condições físicas do evento (novo piso nos espaços de restauração, nova tenda para mostra de artesanato ou novos espaço dos stands).
No que diz respeito à receita para a organização esta foi de 71.752,43 euros, o que representa um aumento de 15% relativamente a 2014.A autarquia de Ílhavo salienta o cumprimento de objetivos. “Olhando aos principais objetivos propostos (reforço da sua dimensão cultural, aumento da sua notoriedade nacional e ibérica, conquista de novos públicos e aumento do seu impacto na economia local), a edição 2015 deste Festival constituiu novamente um tremendo mas muito aliciante desafio para toda a equipa, que consideramos ter conseguido ultrapassar com grande sucesso, podendo afirmar que este ano marcou a consolidação de uma nova fase na vida desta iniciativa”.