Estarreja: Governo quer fixar refinaria de lítio em Portugal.

O Ministro da Economia diz que o Governo tudo fará para que Portugal venha a ter uma ou mais refinarias de lítio.

Declarações no rescaldo de uma visita a Estarreja, onde a Bondalti tem planos para investir em refinaria de lítio.

No encontro com empresas que operam na área da energia, Pedro Reis e a Ministra do Ambiente garantiram que tem havido aceleração dos procedimentos para atrair investimento.

O Governo reage, desta forma, à desistência da Galp que tinha projeto para refinaria em Setúbal.

Pedro Reis diz que ao Governo compete tudo fazer para dinamizar esta área considerada crucial nas próximas décadas em matéria de economia (política energética).

Em declarações à RTP, o Ministro falou da necessidade de não desistir do projeto agora que a Galp anunciou a desistência.

Encontrar novo parceiro para a empresa nacional ou encontrar novos interessados neste setor são os propósitos do Governo.

A Lithium Energy, projeto de refinação de lítio “verde” do grupo José de Mello e da Bondalti, prepara-se para investir na construção de duas fábricas até 2030.

Uma será construída em Estarreja e a outra em Torrelaverga, na região da Cantabria, em Espanha.

O país que tem reservas de lítio quer agarrar a cadeia de negócio, da extração, passando pela mineração e refinação até ao fabrico de células e baterias e, em fim de linha, também na reciclagem de baterias.

Com a Espanha a concorrer pela localização da fábrica desejada pela Bondalti, o Governo dá um sinal de querer agarrar a oportunidade.