BTL: Hélio Loureiro será embaixador da Região de Aveiro" no "Sabores ao Centro!"

O segundo dia da presença da Turismo do Centro na Bolsa de Turismo de Lisboa fica marcado pela apresentação do programa “Sabores ao Centro!”.

Iniciativa tem o objetivo de posicionar o Centro de Portugal como um destino de turismo gastronómico de referência.

O projeto, apresentado pelo consultor Carlos Martins, é financiado pela CCDRC, ao abrigo do programa Centro 2030, e visa a valorização da gastronomia regional, dos produtos locais e dos seus produtores.
Assenta em quatro grandes medidas.

Os Prémios "Sabores ao Centro!", que distinguirão 12 categorias, incluindo os "10 melhores restaurantes", o "restaurante tradicional do ano" e o "chef revelação", terão a sua primeira gala de atribuição em novembro.

Inclui agenda de eventos que promoverá a diversidade e a sazonalidade da gastronomia regional, dando a conhecer os múltiplos eventos gastronómicos que acontecem ao longo do ano no Centro de Portugal.

Outra das apostas são as “Rotas Gastronómicas” que convidarão à descoberta dos sabores autênticos da região, promovendo a sustentabilidade e os produtos certificados, ao mesmo tempo que exploram paisagens icónicas e descobrem figuras de destaque do mundo gastronómico.

Finalmente, a Campanha de Marketing "Sabores ao Centro!" terá como objetivo valorizar o talento dos chefs da região, sensibilizar para o impacto dos hábitos de consumo e promover experiências gastronómicas autênticas, destacando a importância da utilização de ingredientes locais e de práticas culinárias sustentáveis para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Uma das novidades foi o anúncio dos primeiros cinco embaixadores do programa, cada um representando uma sub-região do Centro de Portugal: Hélio Loureiro (Região de Aveiro), Maria Caldeira Sousa (Beira Baixa), Luís Lavrador (Região de Coimbra), Diogo Rocha (Viseu Dão Lafões) e Ricardo Ramos (Região Beiras e Serra da Estrela).

No total, o projeto contará com oito embaixadores, um por sub-região, que terão um papel ativo na promoção e divulgação do projeto.
Foi também dia para apresentação da parceria transfronteiriça e Rally de Portugal.

O dia terminou com a apresentação das etapas do Rally de Portugal no Centro de Portugal, que este ano arranca em Coimbra, tem o início competitivo com uma super-especial na Figueira da Foz, e inclui classificativas em Arganil, Góis, Lousã e, novidade este ano, em Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga.

O crescente peso do Centro no percurso do Rally de Portugal evidencia a importância da região na rota dos grandes eventos desportivos nacionais e internacionais.

A apresentação do Rally foi apadrinhada pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que sublinhou a importância que esta prova tem para o crescimento de atratividade turística da região e do país.