A sessão de abertura do XX Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, em Aveiro, vincou a centralidade da Turismo do Centro que fala em reconhecimento cada vez mais forte no plano internacional.
Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou o aumento da notoriedade da região, a nível internacional, evidenciado pelos prémios que as suas campanhas e filmes promocionais têm alcançado em todo o mundo.
As declarações foram feitas durante a sessão de abertura do XX Congresso da ADHP.
“O filme que projetámos no início desta sessão foi premiado na semana passada no Japão. Isto demonstra bem que o destino Centro de Portugal projeta-se muito para além daquilo que são as fronteiras do nosso país. É, efetivamente, uma região que tem crescido imenso em notoriedade”, realçou Anabela Freitas, que lembrou as “7,9 milhões de dormidas” e os “464 milhões de euros de proveitos totais” da atividade turística na região em 2023.
“Queremos continuar esta trajetória de subida consistente”, acrescentou, antes de reafirmar o empenho da Turismo Centro de Portugal em posicionar a região como um destino reconhecidamente sustentável.
“Estamos a trabalhar para superar o desafio da sustentabilidade, a nível ambiental, social e económico. Os diretores de hotéis presentes neste congresso são peças fundamentais para que possamos assumir este processo de transformação”.
O XX Congresso da ADHP está a decorrer no Centro de Congressos de Aveiro e tem como mote principal “Pilares da Hotelaria e Turismo”.
Na sessão de abertura intervieram, além de Anabela Freitas, Fernando Garrido, presidente da ADHP, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, e José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
Ao longo do primeiro dia de trabalhos, os congressistas abordaram algumas questões essenciais para a atividade turística, em dois painéis de discussão dedicados aos temas “O Impacto do ‘Evento-Marca’ para o Destino” (com Pedro Machado, presidente da ARPT Centro de Portugal, entre outros participantes) e “Pilares de Valor da Hotelaria”.
O segundo dia incluirá mais três painéis, sobre a importância da formação, tendências para 2024 e a importância da aviação no destino.