Continuam a decorrer em Sangalhos, no Velodromo local, os Europeus de Pista em ciclismo, de sub-23 e juniores.
A ciclista portuguesa Maria Martins conquistou ontem a terceira medalha para Portugal nos Europeus de Pista, ao ser segunda classificada na prova de eliminação.
Depois do ouro de Rui Oliveira (eliminação) e da prata de Ivo Oliveira (perseguição individual), na terça-feira, a júnior Maria Martins apenas perdeu para uma italiana (Letizia Paternoster), que confirmou o favoritismo ao ouro. O bronze ficou para a britânica Pfeiffer Georgi. “Ganhar mais uma medalha de prata é uma sensação inesquecível. Não comecei a corrida logo a pensar nas medalhas, mas apenas focada em dar o meu melhor. Foi com o decorrer da prova que percebi que podia chegar ao pódio”, explicou Maria Martins. Tudo se decidiu no ‘sprint’ para encontrar as três primeiras: “Foi a loucura, porque estava entre elas. Mas, continuei a dar tudo até ao fim. É fantástico ver a bandeira de Portugal no pódio”, disse a ciclista lusa, vice-campeã de scratch em 2016.
A prata de Maria Martins no segundo dia de competição compensou os outros resultados lusos, destacando-se, pela negativa, o azar que bateu à porta de César Martingil, que sofreu uma queda a três voltas do fim da corrida de scratch para sub-23. O acidente atirou o ribatejano para o 22.º e último lugar de uma prova em que chegou a ser protagonista, rodando no grupo de favoritos que esteve adiantado face ao pelotão grande parte da prova. Soraia Silva também competiu em scratch para sub-23, acabando na 11.ª posição, a mesma conseguida por João Dinis na prova de eliminação para juniores masculinos. Na final de 1 km contrarrelógio para juniores, os estreantes Wilson Esperança (20.ª) e Francisco Moreira (23.º) ficaram longe dos primeiros lugares.
O programa do Campeonato da Europa para hoje contempla provas entre as 09h30 e as 14h00 e entre as 16h30 e as 21h00.