O Illiabum venceu o FC Porto nos oitavos-de-final da Taça de Portugal de basquetebol, por 77-78, e segue para a final 8 da prova.
O cesto do triunfo ilhavense (um triplo) sobre o actual campeão nacional e vencedor da primeira fase da Liga foi conseguido no último segundo do encontro por Nicola Tadic.
Num jogo que não teve Brad Tinsley do lado portista e Rashad Bishop e Angelo Chol na formação do Illiabum, a vontade dos ilhavenses acabou por ser determinante.
Foi uma partida emocionante, dominada pelo FC Porto, mas com a equipa de Ricardo Vasconcelos a acreditar sempre na recuperação que conseguiu em diferentes momentos do jogo até ao lance capital que decidiria o encontro.
A 4 minutos do final o Dragão tinha uma vantagem de 11 pontos (72-61) e a 13 segundos do final a vantagem era de 4 pontos (77-73). Um lançamento de dois pontos de Augusto Sobrinho e o triplo de Tadic confirmaram a reviravolta.
Destaque no Illiabum para o MVP Nikola Tadic (21 pontos e 11 ressaltos), secundado por Chris Johnson (14 pontos), Augusto Sobrinho (13 pontos), Rafael Wildner (8 pontos e 4 ressaltos) e João Pedro Figueiredo (9 pontos, 4 ressaltos e 6 assistências).
A fase final será jogada em Gondomar com 8 equipas à conquista da Taça de Portugal.
Depois da fase final da Taça Hugo dos Santos e a presença no primeiro grupo da Liga, o Illiabum garante mais uma final 8. Artur Aguiar, presidente do clube de Ílhavo, diz que é sinal de um ano de sucesso (com áudio).