A Regata das 4 Horas da Costa Nova, uma das mais icónicas e antigas provas desportivas da Ria de Aveiro, está de regresso nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, "para transformar o Campo de Regatas da Costa Nova do Prado numa verdadeira Festa da Vela".
Numa inicia1va do Clube de Vela Costa Nova (CVCN), a que se junta a Associação Náutica da Torreira (ANT), a 43ª Edição da Regata arranca no dia 31 de agosto, sábado, para a primeira etapa, junto à Torreira, de onde será dada a largada da prova.
Contudo, é efetivamente no dia 01 de setembro, domingo, que a frota irá dar espetáculo ao longo da frente ria, que, assim, se irá transformar num anfiteatro natural de onde se vão poder ver os veleiros evoluir nas águas do Canal de Mira.
O Presidente do CVCN disse aguardar que na edição deste ano participem mais de 120 de velejadores distribuídos pelas diferentes classes e categorias de vela ligeira e cruzeiros de pavilhão móvel, incluindo algumas embarcações clássicas, que ano após ano acorrem com grande entusiasmo a esta Regata, que é assumidamente uma prova despor1va com um forte pendente de lazer e de convívio entre todas as tripulações.
A Regata das 4 Horas da Costa Nova – prosseguiu Paulo Ramalheira - "é um instrumento de promoção da vela como desporto de eleição na Ria de Aveiro, nas suas componentes de escola, competição e lazer, e é, justamente, por isso que optamos por trazer a prova para junto do público, que irá por certo acorrer em grande número à muralha da Costa Nova".
Também o Presidente da ANT, Vasco Mar1ns, realçou o facto de a primeira etapa da prova, disputada entre a Torreira e S. Jacinto, no dia 31 de agosto, ter definido um campo de regatas paralelo à estrada de ligação entre as duas localidades, que irá permitir um acompanhamento permanente das embarcações a todos os que em terra queiram seguir o desenrolar da Regata.