O Porto de Aveiro lança a 'Taça dos Portos 2023' como alavanca da prática desportiva e para aproximar os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.
Uma forma de realçar as relações históricas entre Portos de administração conjunta.
Esta é uma competição desportiva que vai começar pelo Surf, logo no início de Setembro, e que vai alargar-se a outras modalidades nos próximos anos.
Num Porto habituado a receber pedidos de apoio para provas náuticas e com clubes em instalações localizadas em zonas portuárias, este é um contributo ao incremento das modalidades (vela, remo e surf).
O primeiro ano, em jeito de iniciativa piloto, será dedicado ao Surf com o apoio da Associação de Surf de Aveiro e Associação de Surf da Figueira da Foz com provas na Praia da Barra e na Praia do Cabedelo.
O troféu, em prata, vai ficar exposto, rotativamente, no Porto de Aveiro e na Figueira e recebe a inscrição com o nome dos vencedores. (com áudio)
A Taça dos Portos estreia-se no primeiro fim de semana de setembro com provas na Barra e na Figueira. Os vencedores serão fixados no acumulados das duas etapas.
Um formato que procura incentivar o convívio e as equipas de Surf serão constituídas por seis elementos masculinos e seis femininos em representação das Associações de Surf.
Vasco Ramalheira, Presidente da Associação de Aveiro, relembra que tudo começou com a apresentação de cumprimentos à administração portuária e que logo nesse dia começou a desenhar-se uma política de aproximação entre Portos e comunidades locais. (com áudio)
Os Municipios envolvidos e as Capitanias estiveram juntas e dão suporte ao evento.