O projeto PASMO (Plataforma Aberta para o desenvolvimento e experimentação de Soluções para a Mobilidade), da responsabilidade do Instituto de Telecomunicações, instalou um conjunto de equipamentos nas praias da Costa Nova e da Barra, bem como na ponte da Barra e ao longo da A25 até Aveiro para analisar fluxos de trânsito.
Estes equipamentos incluem radares fixos e cameras para contagem e classificação de tráfego.
Os objetivos do projeto PASMO incluem a conceção, implantação e comissionamento de uma plataforma aberta à experimentação de um sistema de transporte inteligente, um ecossistema de inovação aberta (Living Lab) onde as empresas poderão validar equipamentos, protocolos, processos, aplicações, standards e serviços.
Este projeto tem parcerias reforçadas com a Câmara Municipal de Ílhavo, com a ASCENDI e com um conjunto alargado de outras entidades que autorizaram a instalação de equipamentos (Clube de Vela da Costa Nova, Bar Contiqui, Bar Bronze, Bar Offshore, Bar Makai, Tribo do Sol, Barra Camping e Supermercado Minipreço).
A plataforma PASMO é constituída por três subsistemas, espelhando as diferentes camadas dos sistemas inteligentes de transportes.
Prevê a coleta de dados (estradas e recursos veiculares), transferência de dados (telecomunicações e infraestrutura de dados) e aplicações.
Estes componentes, com equipamentos, interfaces e dados abertos, estão integrados e disponibilizados a empresas e outras entidades, para experimentação.
O Instituto de Telecomunicações lidera a plataforma tecnológica para o desenvolvimento e experimentação de soluções de mobilidade inteligente no concelho de Ílhavo.