Águeda recebe 5.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta.
O percurso desta etapa, no Concelho, passa pela chamada “rotunda da bicicleta” em direção ao centro da cidade, terminando na Av. Calouste Gulbenkian.
É o regresso da volta 19 anos depois da última passagem.
A 5.ª etapa começa em Oliveira do Hospital para cumprir 176,3 quilómetros.
Dia de cortes e condicionamento ao trânsito e estacionamento automóvel em várias artérias da cidade, a partir das 20h00 desta quinta, dia 1 de outubro, até às 21h00 do dia 02 de outubro (sexta feira) em locais como a Avenida Calouste Gulbenkian, Rua Prof. Dr. Egas Moniz e Rua Armindo Santos, Rua Eng.º Carlos Rodrigues, Rua Eng.º José Bastos Xavier, Rua José Gustavo Pimenta, Rua 15 de Agosto, Rua Dr. Manuel Alegre (até à rotunda do Largo São Sebastião), Avenida Dr. Joaquim de Melo, Rua Ten. Cel. Albano Melo, Rua Ferraz de Macedo, Praça da República, Rua Cabedo e Lencastre.
A chegada para sprinters a Águeda, um Concelho com fortes ligações à bicicleta, é uma oportunidade, segundo a autarquia, para “homenagear todos quantos trabalham no setor, bem como todos os amantes do ciclismo”.
A 5.ª etapa arranca às 13h05 desta sexta e deverá chegar à chamada “rotunda da bicicleta” de Águeda às 17h22 e terminará na Av. Calouste Gulbenkian, às 17h29.
Refira-se que Águeda foi partida e chegada de etapas da “Volta” por 13 vezes, a última das quais aconteceu em 2001.
Em 1978, a cidade acolheu a final da competição, a primeira vez que tal ocorreu fora das grandes metrópoles de Lisboa e Porto.
Em 1987, o arranque da prova rainha do ciclismo português aconteceu em Águeda.