Celso Assunção ou Celsus é nome ligado à moda mas é também campeão de Natação. O atleta começou a nadar aos 7 anos no Sporting Clube de Aveiro, passou pela competição no Sport Clube Beira-Mar e foi Campeão Regional de Categorias (Júnior e Sénior) aos 50m, 100m e 200m Bruços e Campeão Regional de Absolutos aos 200m Bruços.
Em 1998 abandonou a modalidade com uma lesão grave no ombro e após 14 anos de paragem, ingressa na Equipa de Masters de Natação do Galitos de Aveiro, Clube do atual nadador Olímpico Diogo Carvalho.
E é ao serviço dessa equipa que consegue sagrar-se Campeão Nacional pela primeira vez na sua carreira aos 50m Bruços e aos 100m Bruços nos Campeonatos regionais de Inverno no Funchal. Revalida também os títulos aos 50m Bruços e aos 100m Bruços nos nacionais de Inverno em Tomar.
Em Maio de 2016, participa pela primeira vez numa competição Europeia da modalidade, tendo conseguido os tempos mínimos para a sua participação.
Bate o seu record pessoal aos 50m Bruços (marca de 1998) com 33.24 segundos, vencedor a sua série e conquista o 31º lugar europeu. Sobe 24 lugares no ranking. Aos 100m Bruços, sagra-se vencedor da série e conquista o 46º lugar europeu, subindo 44 lugares no ranking.
Tem ainda o título Nacional nos 200m Bruços nos Campeonatos de Inverno em Sines.
Em Fevereiro de 2017 consegue os mínimos e a respetiva inscrição nos Campeonatos Mundiais de Natação a realizar em agosto, em Budapeste, capital da Hungria.
O nadador revela que encontrou nos masters do Galitos o apoio necessário para retomar a atividade (com áudio).
foto: Carlos Morgado