O Torneio Distrital do Projeto Futebol de Rua regressa a Aveiro no dia 2 de junho, no Parque dos Amores (Parque da Cidade), a partir das 14h30.
No torneio vão participar equipas das IPSS, das Florinhas do Vouga, do Centro Social e Paroquial da Vera Cruz e do Centro Comunitário Ponte da Anta (CLDS 3G Espinho Vivo – projeto da CerciEspinho).
Neste dia serão selecionados oito jovens das várias equipas participantes (e não a equipa vencedora como habitualmente acontecia), para representar o Distrito de Aveiro no Torneio Nacional que se realiza 11 a 15 de julho, em Braga, Cidade Europeia do Desporto 2018.
Nos meses de outubro e novembro acontece o Campeonato do Mundo da modalidade, no México, com a Seleção Nacional Portuguesa.
Os oito seleccionados para participarem na prova máxima do desporto, sairão das equipas participantes nos torneios locais e nacional.
Em 2018 celebra-se a sua 15.ª edição, sendo também dada continuidade, pelo 5.º ano consecutivo, à iniciativa “Move-te, Faz Acontecer”, promovida em conjunto com o Programa Juventude em Ação e com o Plano Nacional de Ética no Desporto.
A iniciativa envolverá todos os participantes do projeto (técnicos, treinadores e jogadores) em contexto não formal, numa sessão com dinâmicas de grupo abordando diversas temáticas, como a comunicação, cooperação e respeito/fair-play.
O Projeto Futebol de Rua tem como promotor nacional a Associação CAIS em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, sendo apoiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pelo Programa Nacional Desporto para Todos. Em Aveiro a autarquia é parceiro local com aposta num projeto de capacitação no desenvolvimento de competências pessoais e sociais indispensáveis à capacitação e integração social.
foto: Diário de Aveiro