Arranca hoje o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 2023.
Aveiro é o palco da competição que reúne 460 atletas de 18 instituições de ensino superior em representação de 12 países europeus.
A Sessão de Abertura do evento realizou-se este domingo, ao final da tarde, no Cais da Fonte Nova onde as equipas desfilaram.
De 24 a 30 de julho, a cidade de Aveiro e pavilhões na região funcionam como base desta prova que regressa à cidade 22 anos depois da primeira realização em 2001.
No European Universities Basketball Championship 2023 joga-se basquetebol mas também o futuro de uma “Europa Unida”.
Esta mensagem do Reitor Paulo Jorge Ferreira que, em inglês falou às comitivas para dizer que desporto divide dentro de campo mas consegue unir uma Europa feita de diversidade (com áudio)
Ouviram-se palavras de elogio e agradecimento aos voluntários (Guias de Equipa, Diretores de Sala, apoio alimentar, Logística e Comunicações) e uma mensagem de confiança do Presidente da Federação do Desporto Universitário.
Ricardo Nora destacou a tradição de Aveiro no basquetebol e o regresso da competição à cidade 22 anos depois da primeira edição nacional.
A FADU tem sede na cidade e é com esse conhecimento que acredita no sucesso do evento (com áudio)
Da Associação Europeia de Desporto Universitário ficou o elogio ao trabalho da Fadu, apresentada como uma das mais dinâmicas federações de desporto universitário.
O presidente da Associação explica que as condições estão reunidas para um torneio “inesquecível” (com áudio).
Wilson Carmo não esconde o orgulho pela realização da prova.
O presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro deixou agradecimentos aos parceiros e aos voluntários e aos atletas pediu uma competição marcante.
“Agradecimento à Universidade, à FADU e à Associação Europeia. E um prazer receber-vos na cidade dos canais. Façam deste evento um sucesso. Bem vindos a Aveiro e a Portugal”.