A Associação de Futebol de Aveiro quer garantir continuidade no futebol feminino com alteração nos regulamentos.
Anuncia a realização do campeonato de Sub-19 na variante de Futebol de 11, o campeonato de Sub-17 em Futebol de 9 e o campeonato de Sub-15 em Futebol de 7.
A aproximação às competições promovidas pela Federação Portuguesa de Futebol, fundamentalmente no escalão de Sub-19, está na base desta atualização.
Depois, há algumas exceções regulamentares que pretendem ajudar à retenção das jovens praticantes, fundamentalmente em zonas geográficas do distrito onde ainda não existe oferta desportiva diversificada no género feminino.
Nas competições femininas de Sub-19 será permitida a utilização de cinco atletas Sub-20, sendo que, destas, duas poderão pertencer ao escalão de Sub-21.
Em Sub-17, poderão ser chamadas três atletas Sub-18 e um atleta masculino Sub-13.
Já no escalão Sub-15, podem ser utilizadas três jogadoras Sub-16 e um atleta masculino Sub-12.
Em Sub-13, pode ir a jogo um atleta masculino Sub-10.
A coordenação técnica da AFA vê neste conjunto de medidas uma forma de “permitir um crescimento fisiológico” das atletas ao nível da métrica (modelo de esforço) competitiva, bem como uma “estimulação a nível comportamental” de novas dinâmicas técnico/táticas, favorecendo uma “evolução na compreensão e na leitura de jogo das jovens praticantes”.