A Secção Autónoma de Futebol da Associação dos Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA) celebra o seu 26º aniversário este sábado com a realização de um jogo convívio com os veteranos do G.D. Tondela.
Do programa consta a receção à equipa visitante, que tem lugar na reitoria, pelas 16h30, e que conta com a presença do Pró-Reitor para a área do Desporto, Senos Matias, seguindo-se uma visita guiada ao campus de Santiago.
O sintético do Bom Sucesso será palco do jogo entre a equipa de futebol dos Antigos Alunos e os tondelenses, pelas 18h30, terminando o evento com um jantar-convívio num restaurante da cidade.
Recorde-se que o futebol surgiu na AAAUA em 1992 pela mão de Luís Patrício. A estreia da equipa ocorreu a 17 de outubro desse ano, contra os antigos estudantes da Universidade do Minho.
A equipa fez alguns jogos de futebol de 11, mas acabou por se dedicar, durante vários anos à prática do futsal, terminando, entretanto, a atividade.
A ideia de se reativar a prática do futebol de 11 surgiu em 2010, entre um grupo de ex-universitários que representaram a UA, quer como jogadores, quer como treinadores.
Teriam como objetivos proporcionar a prática do desporto-rei e criar um espaço de encontro e convívio entre antigos alunos da UA, através da organização de jogos com outras equipas de antigos estudantes e com veteranos de clubes.
O processo de oficialização do grupo iniciou-se em abril de 2011, por iniciativa de Daniel Martins e de Porfírio Ramos, tendo a equipa retomado a atividade em outubro desse ano.
A Secção Autónoma de futebol da AAAUAA é presidida por Luís Carlos, docente na UA, e a equipa é treinada por Pedro Aça.
Realiza treinos semanais e cerca de catorze jogos por ano, tanto em Portugal como no estrangeiro. Participa com regularidade nas competições organizadas pela University Graduates Football Union (UGFU).