O Município de Ílhavo prepara-se para dois dias que celebram o património de Vale de Ílhavo.
Fim de semana 3 e 4 de maio com atividades da Aldeia de Portugal.
Homenageiam-se padeiras, moagens, Cardadores e outras tradições da aldeia.
O “Dia de Vale de Ílhavo” surge na sequência da parceria estabelecida com a Associação de Turismo de Aldeia (ATA), que aprovou a adesão de Vale de Ílhavo à rede “Aldeias de Portugal”, cumprindo-se, assim, o compromisso de promover a preservação do património material e imaterial de Vale de Ílhavo.
A iniciativa abre com um dos ex-libris de Vale de Ílhavo, o pão.
Na madrugada de sábado, 3 de maio, aprende-se a confecionar padas e folares de Vale de Ílhavo, em duas padarias locais, na casa de Álvaro Ratola e de Alzira Vasconcelos.
Já de manhã, partindo da Estátua da Padeira de Vale de Ílhavo, realiza-se um percurso pedestre pela flora e pelas histórias da aldeia, orientado por dois conhecedores desta aldeia, Rosa Pinho e João Torrão.
A manhã termina com uma visita à Moagem Grave.
A tarde é de ação e adrenalina, com uma Corrida de Carrinhos de Rolamentos, seguindo-se um workshop de Pão de Vale de Ílhavo, no forno comunitário local.
Para as 18 horas está marcado o lançamento do catálogo “Vale de Ílhavo aos nossos olhos…”, no Centro Social Nossa Sra. da Paz.
O dia termina com mais uma edição do espetáculo “Talentos da Nossa Terra”, na sede da Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”.
Já no domingo, a manhã é dedicada à música e à dança, com dois workshops.
Faz-se a iniciação ao folclore, promovido pelo Grupo Folclórico “O Arrais”, e a iniciação aos bombos, dinamizado pelo Grupo "Toca a Baldar".
Segue-se um encontro de vários grupos de bombos, numa arruada por Vale de Ílhavo, que deverá contar com a presença dos “Cardadores”.
Na tarde de domingo, convida-se toda a comunidade a levar bicicletas antigas e a vestir-se a rigor de acordo com as antigas atividades profissionais, para um passeio em que se revivem os percursos da aldeia.
No final há lanche típico, música e baile com o “Duo Tu & Eu”, na sede da Associação “Os Baldas”
Paralelamente, nos dois dias, realiza-se, no Largo da Capela Nova, a feira de usados “Porta da Bagageira” e “Criai”, promovida pela Junta de Freguesia de São Salvador.
No sábado há jogos tradicionais, no campo de jogos de Vale de Ílhavo, dinamizados pela Comissão de Festas de Vale de Ílhavo.
No fim de semana seguinte, 10 e 11 de maio, Vale de Ílhavo continua em festa, com o projeto “Vanguarda na Aldeia”.
No sábado a comunidade é convidada a integrar os ensaios da orquestra, com os sons típicos da aldeia, resultando numa composição inédita, que é apresentada no dia seguinte, domingo, às 17 horas, no Centro Social Nossa Senhora da Paz, em Vale de Ílhavo.