O presidente da Câmara de Vagos assinou contrato de financiamento referente à candidatura submetida ao Programa Crescer com o Turismo, que viabiliza a execução do Projeto Museológico e Museográfico da Casa e Cultura Gandaresa de Santo António de Vagos.
O projeto prevê a reabilitação da Casa Gandaresa de Santo António, um edifício histórico construído em 1937, transformando-o em “espaço museológico interpretativo, dinâmico e acessível”, dedicado à preservação e difusão da identidade cultural da região das Gândaras.
A intervenção contempla a conservação do imóvel através de técnicas tradicionais de construção vernaculares, preservando a autenticidade arquitetónica da casa.
A reabilitação será complementada pela introdução de equipamentos que garantem a sustentabilidade do edifício e a conservação das peças museológicas.
O futuro espaço museológico permitirá aos visitantes usufruírem de uma experiência imersiva e interativa, com recurso a conteúdos digitais e multimédia, promovendo a acessibilidade para públicos diversos, incluindo pessoas com necessidades especiais.
O espaço museológico apresentará trajes, artefactos, usos, costumes e vivências, num percurso expositivo que respeita a simplicidade e autenticidade da cultura gandaresa, sem descurar a atratividade contemporânea e inovação necessária para cativar diferentes públicos.
A gestão do equipamento ficará a cargo do Município de Vagos, em parceria formal com o Grupo Folclórico de Santo António de Vagos, conforme protocolo já celebrado entre as duas entidades.
O projeto está alinhado com a Estratégia Regional de Desenvolvimento do Turismo da Região Centro, com a Estratégia Turismo 2027 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“Estamos perante um investimento estruturante para a valorização da cultura gandaresa e para o reforço da atratividade turística do nosso concelho. A Casa e Cultura Gandaresa será um polo de referência que irá preservar a nossa identidade e, ao mesmo tempo, projetar Vagos como destino turístico-cultural de excelência”, afirmou o Presidente Rui Cruz.