A Quercus promove a apresentação de livros sobre os benefícios das ervas e frutos silvestres na alimentação e saúde na Biblioteca Municipal de Vagos. Na sabedoria popular consta uma longa lista de espécies de plantas silvestres usadas para fins alimentares, quer em substituição ou complemento das plantas hortícolas quer como condimento, e para fins medicinais.
Os guias “Ervas Silvestres Comestíveis” e “Frutos Silvestres Comestíveis” são um contributo para colmatar a lacuna existente e dirigem-se especialmente a quem busca uma alimentação mais natural, ajudando na identificação das ervas e frutos silvestres comestíveis e dando várias sugestões de propostas gastronómicas.
Para além do grande número de fotografias que apresenta, as ilustrações artísticas de Isabel Alegria exploram o lado estético destas ervas consideradas como daninhas, revelando a sua beleza e constituindo mais um contributo para mudar o nosso olhar sobre toda a Natureza que nos rodeia.
A autora, Alexandra Azevedo, é médica veterinária e ativista. Além do trabalho que realiza noutras associações e plataformas na Quercus, foi membro da direção nacional da associação, de 2005 a 2014, e coordena a Campanha contra Herbicidas em Espaços Públicos.
Apresentação, às 18h30, na Biblioteca Municipal de Vagos.