Universidade de Aveiro acolhe a exposição “Cuidar do mar, inovar o futuro”.

A Universidade de Aveiro acolhe a exposição “Cuidar do mar, inovar o futuro”.

Da Expo 2025 para Aveiro esta é uma exposição que celebra o mar e a inovação.

Depois de integrar o Pavilhão de Portugal na Expo 2025, em Osaka, no Japão, a exposição da Universidade de Aveiro (UA) vai ser inaugurada pelo Reitor, Paulo Jorge Ferreira, esta quarta, dia 12 de novembro, pelas 16h00, na Galeria da Livraria da UA.

A mostra estará patente ao público até ao dia 22 de maio.

Destaca a ligação da UA ao mar e o respetivo compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

A mostra apresenta projetos científicos e tecnológicos que exploram o potencial dos organismos marinhos, novas soluções baseadas na natureza, iniciativas voltadas para os desafios globais relacionados com o oceano e a oferta formativa da UA e os seus recursos – como a Coleção Biológica de apoio à Investigação (CoBI) – na área do Mar.

A acompanhar a exposição, os visitantes poderão também ouvir uma instalação sonora criada a partir do projeto SOMA – Sons e Memórias de Aveiro, coordenado pela professora Susana Sardo, do Departamento de Comunicação e Arte.

Este projeto tem como objetivo a construção de um arquivo colaborativo de som e de memória da região de Aveiro.

A chegada desta mostra a Aveiro coincide com as comemorações do Dia Nacional do Mar, assinalado a 16 de novembro, e com o Dia Europeu do Mar, comemorado a 20 de maio, sublinhando a sintonia entre o propósito da exposição e o significado desta data: valorizar o mar como fonte de conhecimento, inovação e sustentabilidade.

A exposição, de entrada livre, poderá ser visitada na Galeria da Livraria da UA, de 12 de novembro a 22 de maio, entre as 9h30 e as 17h30.