O lançamento do livro “O Património histórico e arqueológico do Vale do Vouga”, publicado pela EDP, confirma o interesse do município de Sever nos setores da cultura e do turismo.
António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga e Pedro Pina Nóbrega, Coordenador do Museu Municipal participaram na mesa redonda “A importância do Património para o desenvolvimento local”.
O evento, em formato webinar, foi o momento para o autarca realçar os valores locais.
“Falar de Sever de Vouga é falar também de património, considerando mesmo que o concelho tinha já um património relevante na área do megalitismo e da arte rupestre, valorizando-se ainda mais agora com os achados do paleolítico, o que permite conhecer mais um pouco da história do território”.
Refere ainda que estes achados só vêm dar força e reforçar o investimento feito na área turística natural e patrimonial ao longo dos anos em diversas intervenções.
Para o Presidente da autarquia severense, este livro é um instrumento de valorização do património e de transmissão de conhecimento, felicitando a EDP Produção pela sua edição em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Centro.
Pedro Pina Nóbrega, Coordenador do Museu Municipal de Sever do Vouga, defendeu que a reserva arqueológica a implementar em Couto de Esteves, “além de um simples depósito de material arqueológico, será também um espaço de trabalho para acolher investigadores, havendo também uma componente expositiva”.
Este responsável adianta ainda que esta reserva arqueológica terá um papel na mediação patrimonial, no que tange aos achados, numa forma de dar a conhecer, à comunidade local, a importância do trabalho desenvolvido durante a construção da barragem, e os resultados agora obtidos, bem como a interligação com os investigadores convidados que para ali se desloquem.
O livro não sendo comercializado, estará brevemente disponível para consulta no Centro de Documentação do Museu Municipal.