Música e danças europeias na Torreira e “Ecos d’Adega" em Anadia.

João Valente apresenta danças do mundo na Assembleia Theatro da Torreira.

Espetáculo integrado no ciclo “Às sextas na Assembleia”, organizado pelo Município da Murtosa e pela Junta de Freguesia da Torreira, com apresentação às 21H30.

“Danças do Mundo”, de Jamicionário, é um projeto do músico murtoseiro João Valente sobre danças tradicionais europeias.

Trata-se de um género pouco conhecido em Portugal, mas popular na Europa com um nome bilíngue: “Bal Folk”.

Em 2023 realizou-se o primeiro baile do género da Torreira, tendo o público sido introduzido à variedade das danças através de um programa arquitetado para a ocasião.

Já em 2024 baralham-se as cartas e o tumulto do baile passa também para o lado dos músicos.

Ao invés de se agruparem numa banda, estes irão construir a música em formato de jam session: um núcleo de músicos com experiência coordenará e vai convidar para o palco uma variedade de músicos e assim introduzir não só a lógica das danças, mas também a música a quem passar na Assembleia.

Na lista de propostas para esta sexta há "Ecos d'Adega" em Anadia.

O programa de animação "Às Sextas na Praça" esta sexta-feira, 23 de agosto, com a atuação do grupo “Ecos d’Adega”, a partir das 22h00, na Praça da Juventude, em Anadia.

Criada no início dos anos 90, os “Ecos d’Adega” é uma das bandas mais duradouras da Bairrada, cujos membros se mantêm unidos pelo “convívio entre amigos” e pelo “gosto pela música”, rezando a lenda que “tudo começou numa adega típica bairradina” e que foi, “por entre uma garrafa e outra, que os primeiros ecos começaram a soar”.

Este ciclo de espetáculos, promovido pela autarquia, tem como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, com entrada gratuita.