A Red Cloud Teatro de Marionetas em mais um fim de semana de espetáculos.
"Dona Barriga Verde", de Larraitz Urruzola (Galiza, Espanha), apresenta-se este domingo ao final da manhã, 11h00, no Espaço Red Cloud Marionetas (Rua Hintze Ribeiro 52A, Aveiro).
Este é o primeiro espetáculo da edição 2025 da Programação Motus Imago - Marionetas, Formas e Coisas em Movimento, produzida e programada pela Red Cloud Teatro de Marionetas.
Esta é uma edição internacional e dedicada às formas tradicionais de marionetas, decorrendo entre junho e novembro de 2025.
Este ano, à semelhança das outras áreas de atuação da companhia, a programação Motus Imago (MI) é especialmente dedicada às formas tradicionais de marionetas europeias.
Além disso, esta é uma edição particularmente especial, contando com a participação de várias companhias internacionais.
“Dona Barriga Verde” é o primeiro espetáculo desta edição.
Dona Barriga Verde é uma menina, cantora com uma pandeireta que, munida de engenho, desafia as dificuldades do quotidiano enfrentando situações sem filtros, superando o medo e a injustiça, defendendo a sua integridade e amor-próprio contra os monstros, o amor, a morte e até o próprio diabo.
Dirigido a crianças, jovens, adultos e idosos que queiram desfrutar dos bonecos e conhecer a rica tradição da cachiporra peninsular, chega esta nova versão da personagem galega Barriga Verde.
Dona Barriga Verde integra elementos da Barriga Verde galega, criada por José Silvent no início do século XX, com referências a outras tradições europeias de marionetas, como o português Dom Roberto, o italiano Pulcinella ou o inglês Punch&Judy, entre outros.