O 23 Milhas anuncia a programação em mais uma edição do ciclo Cânticos das Sereias.
Setembro vai levar Joana Espadinha, Golden Slumbers e Amaura ao Cais Criativo da Costa Nova.
O Cânticos das Sereias, organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, regressa ao Cais Criativo da Costa Nova com os concertos de Joana Espadinha, Amaura e Golden Slumbers, em três finais de tarde de domingo, em setembro.
Este ciclo, de que já fizeram parte nomes como A Garota Não, Rita Vian ou Surma, desafia vozes femininas que escolhem a cantiga como arma para todos os dias e que apresentam a sua música no cenário do Cais Criativo, junto à praia, quase no final do verão.
Joana Espadinha regressa ao Município de Ílhavo, depois de ter passado pelo Festival Rádio Faneca em 2019, para apresentar o seu último disco, enquanto prepara já o próximo.
“Ninguém nos vai tirar o sol” é o seu último longa duração em que se destacam as canções “Mau Feitio” ou “Astronauta” e que consolidou o nome da cantautora como referência da pop nacional, mas também na escrita de canções.
Além de compor para si, escreveu para Carminho, Marisa Liz, Cláudia Pascoal, Sara Correia ou Luís Trigacheiro.
Amaura é um dos novos nomes da soul em Portugal.
Depois de colaborar com artistas de rap, reivindicou um espaço próprio e foi nesse registo e no r&b que encontrou abrigo.
Em paralelo, acompanhou Sam The Kid nos históricos concertos de regresso do patriarca do rap português.
Em 2023, lançou o disco “Subespécie”, uma assumida libertação interior escrito depois a perda da mãe.
O álbum parte, segundo ela, de um imenso vazio para se transformar e elevar, quer como celebração da vida, quer como ode ao amor próprio.
Dividido em três partes, cada uma com o seu produtor (DJ Player, Tayob e Iuri Rio Branco), junta-lhe os convidados Capicua, TNT, Fred (Orelha Negra), João Gomes (Orelha Negra, Fogo-Fogo) e Renato Godinho.
As Golden Slumbers são Cat e Margarida Falcão.
São irmãs e, além dos seus projetos a solo, cantam desde sempre e juntas, recorrendo a maravilhosas harmonias vocais enquanto cantam sobre o amor, o ser mulher e o quotidiano familiar.
Despontaram em 2016 com o disco de estreia “The New Messiah” que as transportou para palcos de norte a sul, entre os quais os festivais NOS Alive, EDP Vilar de Mouros e Vodafone Mexefest.
Depois de um hiato temporal em que cada uma se dedicou a projectos artísticos individuais, lançaram, em 2022, o disco “I Love You, Crystal”, numa pop sonhadora tão doce quanto leve.
Joana Espadinha atua a 8 de setembro, Amaura a 15 de setembro e as Golden Slumbers no dia 22 de setembro.
Todos os concertos começam às 19:00. Os bilhetes custam 4,00€ e ficam disponíveis na BOL e nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.