Ílhavo: Rádio Faneca está no ar.

O Festival Rádio Faneca inicia esta sexta um fim de semana de programação de rua e nos becos históricos de Ílhavo.

Público de todos os pontos do país junta-se à festa para descobrir a cultura ilhavense em programa com concertos, projetos com a comunidade, jogos tradicionais, programas de rádio, oficinas, teatro nos becos e um percurso performativo de teatro clown pelos becos.

Sob o tema da amizade, desafiando o público, através da programação e da comunicação a interagir com os seus amigos, o festival conta, no cartaz musical, com Jorge Palma, David Bruno, Benjamim, Tomás Wallenstein, Valter Lobo, Beatriz Pessoa ou Maria Café.

A rádio, que emite em 103.9 em FM, mas também tem emissão online, e acontece entre as 10h e as 20 horas em todos os dias do festival, conta com a condução de Marta Rocha (Antena 3) e Maria Inês Santos (23 Milhas).

Há discos pedidos, conversas, programas, rubricas das várias estruturas do Município de Ílhavo e das associações locais e entrevistas com a comunidade e artistas.

Este ano, neste palco, apresenta-se uma peça de teatro radiofónica, com um cabinho amarrado a terra, monólogo escrito por David Calão e interpretado por Nuno dos Reis.

Ainda na música, nos concertos dos becos, que acontecem nas tardes dos dias 7 e 8 de junho, atuam a banda Maria Café, Hasselberg e Óscar Graça com o quarteto Liftoff, que o vibrafonista Jeffery Davis também integra.

A programação inclui música, artes performativas e visuais e a comunidade surge como “coprodutora”.

No sábado, 7 junho, há Conversas “Quiosque da Memória” com a colaboração do jornal O Ilhavense, associação Quinto Palco e Centro de Documentação de Ílhavo.

É dia para o mercado “45 rotações e Imagem”, especializado em audiovisual, e venda de garagem

A animação musical chega com Hasselberg, Townhouse, Gabriel Teixeira, Paulo Santos, Pedro Carlos, Isabel Savitri, Larissa Goretkin, Renata Silva e Valter Lobo.

No palco principal atua Jorge Palma seguindo-se o DJ Set “Beija-Beija Soundsystem”.

No domingo destaque para a conversa com Nuno Artur Silva, Sara Melo e Rita Mendes, a música de Liftoff (Óscar Graça e Jeffery Davis), Latin 5, Soul ID

Na Garagem dos Vizinhos, às 17h, há teatro e no Palco Rádio (Praça - Casa Cultura Ílhavo), às 18h, Maria Café.

O programa fecha às 19h00 com Tomás Wallenstein no Palco Rádio.

Nos projetos com a comunidade, o projeto Casa Aberta (na imagem) regressa com a orientação de Tânia Dinis, com trabalho de pesquisa e criação sobre intimidade e arquivo, a partir da fotografia, da performance e do cinema.

Ainda nas casas do Centro Histórico, Ana Bento, encenadora, multi-instrumentista e fundadora da Gira Sol Azul, cria histórias musicadas a partir da identidade local e também da de pessoas imigrantes a residir em Ílhavo.

Nas propostas para os mais novos, haverá jogos tradicionais, desafios para as escolas e atividades para famílias.

Todo o festival é gratuito.

 

Imagem: Paulo Santos