Ílhavo lança o XXIII Concurso Literário Jovem.
Abre inscrições a 22 de novembro com prazo de entrega de trabalhos até 10 de março de 2024.
Esta iniciativa que visa fomentar hábitos de leitura e escrita nos jovens do Município de Ílhavo, criar e consolidar hábitos de escrita, promovendo a escrita criativa e a valorização da expressão literária.
A cerimónia de entrega de prémios e certificados realiza-se no dia 3 de maio, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
Entretanto, de 9 a 12 de janeiro, haverá sessões inspiratórias, nos Agrupamentos de Escolas do Município de Ílhavo, com Raquel Patriarca, autora de contos para a infância, alguns dos quais recomendados no Plano Nacional de Leitura.
O concurso destina-se aos alunos de qualquer estabelecimento de ensino público do Município de Ílhavo do Ensino Básico 1.º, 2.º e 3.º ciclos, e do Ensino Secundário.
Os participantes podem concorrer em duas categorias – texto poético e narrativo – com apenas um trabalho em cada uma das categorias.
Cada categoria contempla quatro subcategorias, uma por cada ciclo de ensino.
Em cada subcategoria são atribuídos os seguintes prémios: 1.º prémio, 100 euros; 2.º prémio, 75 euros; 3.º prémio, 50 euros; menções honrosas (máximo três), 25 euros.
À escola que obtiver maior número de trabalhos premiados ser-lhe-á atribuído o “Prémio Escola”, no valor de 150 euros.
Os prémios são atribuídos em vales a serem descontados nas papelarias aderentes.
Os critérios de avaliação incluem originalidade, correção da expressão, organização das ideias e respetiva estruturação, coerência e coesão do texto.
Para apurar os vencedores serão tidos em conta os critérios de originalidade, correção da expressão, organização de ideias e respetiva estruturação, coerência e coesão do texto.