Ílhavo: Curtas-metragens lançam reflexão sobre o luto.

A Sala Estúdio Cinema, junto ao Centro de Religiosidade Marítima, em Ílhavo, recebe, esta quinta-feira, dia 15 de outubro, uma sessão tripla de curtas-metragens portuguesas sobre a perda, a memória e as formas de continuar.

O que acontece depois de alguém partir? Como se vive a ausência? E como se encontra um caminho para continuar?

Estas são algumas das questões que dão mote à sessão de curtas-metragens sobre o Luto.

A sessão propõe uma experiência que cruza cinema, reflexão e partilha, convidando o público a olhar para o luto a partir de diferentes perspectivas.

Através de três curtas-metragens portuguesas, a iniciativa aborda a perda, a ausência e a memória, mas também as diferentes formas de viver e elaborar aquilo que fica depois da partida de alguém.

Em exibição estarão as obras “Saturno”, de André Guiomar e Luís Costa (2022); “PALMA”, de Mónica Santos (2023) e “As cores do luto”, de Mariana Lima Mateus (2024).

Depois do cinema, haverá espaço para a conversa.

A sessão prossegue com um momento de reflexão com o público, subordinado ao tema “E agora?”, procurando lançar o diálogo sobre o processo de luto, as diferentes maneiras de viver uma perda e a importância de criar espaços onde seja possível falar, escutar e partilhar.

Esta conversa contará com a presença da realizadora Mariana Lima Mateus, autora de As Cores do Luto e terá a moderação de Cristina Felizardo.

O bilhetes estão disponíveis, gratuitamente, nas bilheteiras 23 Milhas.