Hugo Santos 5tet vence Concurso de Jazz da UA.

Hugo Santos 5tet faz o pleno no Concurso de Jazz da UA 2025.

Venceu a 5ª edição do Concurso Internacional de Jazz (CIJ), no âmbito do Campus Jazz, conquistando três prémios: Melhor Ensemble, Melhor Composição e Melhor Arranjo Original.

Foram ainda atribuídas duas Menções Honrosas ex aequo a João Tavares Trio e a João Tavares Quartet, sendo o nome apenas uma coincidência (são músicos distintos).

O anúncio dos vencedores marcou o final do Campus Jazz 2025 que incluiu ainda a abertura de duas exposições que ficam patentes ao público.

O ensemble vencedor do CIJ, no âmbito do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro, é constituído por estudantes ou ex-estudantes da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto.

Hugo Santos, na bateria, Duarte Júlio, no contrabaixo, Simão Raimundo, ao piano, Rafael Oliveira, na guitarra, e Pedro Miranda, em saxofone tenor, são os músicos vencedores.

Dos cinco, Hugo Santos é o único ainda a desenvolver os seus estudos na Escola.

Falando em nome do quinteto, Hugo Santos não conteve a “enorme satisfação” do grupo que já toca em conjunto há cerca de um ano, o que já permite “alguma química” entre os membros, e perspetivou o caminho a percorrer.

“Isto é só o começo; daqui para a frente é continuar, evoluir e sempre com vontade de querer fazer mais e melhor”.

Além de 1500 euros ganha direito ao agendamento de quatro concertos (sendo um deles inserido no programa do Campus Jazz do ano seguinte).