As II Jornadas Históricas de Albergaria-a-Velha arrancam esta sexta, na Biblioteca Municipal, subordinadas ao tema “600 anos depois, o papel de Portugal no Mundo”. Organizada pela Associação de Artes, Recreio e Cultura (Culturalb), a iniciativa de dois dias conta com a presença da jornalista e escritora Isabel Stilwell, com uma comunicação sobre “Figuras Femininas na História”, bem como do advogado e dirigente político António Garcia Pereira, sobre “O Papel de Portugal no Mundo, o Mar Português e a Traição Iminente”.
Outras comunicações incidem sobre “História da Medicina Portuguesa durante a Expansão”, “O Impacto da Presença Portuguesa na Ásia: o Japão e a China” e “Ordens Religiosas, Construtoras da Globalização”. Para além das comunicações e do período de debate, o programa das Jornadas Históricas inclui uma visita ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio-Museu Santo André, na tarde de sábado.
De acordo com a organização das Jornadas Históricas, “perceber o papel que Portugal pode ainda desempenhar neste Mundo em permanente mudança são motivos de reflexão” que motivam a escolha do tema deste ano.