Francisco José Rito apresenta livro que homenageia a Murtosa.

O auditório interior da Oficina de Artes (antiga Escola Primária Pardelhas-Monte) recebe, esta sexta-feira, dia 2 de agosto, pelas 21H30, a apresentação do livro “Murtosa, um éden por descobrir”, a mais recente trabalho do escritor Murtoseiro Francisco José Rito, ilustrado pelo artista plástico Rafael Sousa.

A apresentação da obra estará a cargo da investigadora e divulgadora da cultura lagunar Etelvina Almeida.

Francisco José Rito é o pseudónimo literário de Francisco José da Silva Vieira, nascido em abril de 1969, na Murtosa.

Com um percurso de mais de 20 anos na diáspora, Rito regressa definitivamente a Portugal em 2010.

Em 2012, publica “Um Mar de Sentidos”, a primeira de uma já vasta obra literária, com incursões no romance, conto, poesia e teatro.

A sessão, integrada na programação da Festa do Emigrante 2024, tem entrada livre.

“Apeteceu-me falar-vos de novo da minha terra. Deste Éden de rara beleza, que na sua simplicidade continua a inspirar poetas e pintores. Apeteceu-me falar-vos da minha gente. Desta gente que persegue os sonhos, que geme e que chora mas que não desiste. Que adormece ao som da ausência, da perda e da saudade, mas que acorda e enfrenta a vida com a mesma determinação do soldado na trincheira.

Apeteceu-me falar-vos deste orgulho que sinto. Desta vontade de homenagear um regaço cheio de homens e mulheres que tive a felicidade de conhecer, que tão pouca voz tiveram, mas que souberam gravar em nós – e em todos os cantos desta terra – o eco do seu grito”, refere o autor.