Avanca prepara-se para mais uma edição do Festival de Cinema.
Sob o mote “Liberdade, Liberdade”, a 28ª edição anuncia uma verdadeira maratona a “filmar e animar” de 24 a 28 de Julho.
Serão dias de filmar ficção, obras experimentais e documentais, será tempo de experimentar todas as técnicas do cinema de animação, do desenho à Inteligência artificial.
O desafio vai para cineastas, atores, animadores, estudantes de cinema e comunicação, todos os cinéfilos, num encontro à volta do ato de filmar ou de animar.
A Maratona relembra Abril de 74 e todas as Liberdades que impulsionam o ato criativo e que abrem portas sobre portas.
Cineastas premiados serão os tutores dos participantes e das suas equipas, apoiando, com a sua experiência, cada um dos filmes em produção.
Os participantes trazem os teus equipamentos (portátil, câmara…), ou usam os do Festival.
Cada um apoia os colegas no que sabe e os cineastas tutores ajudam a organizar todo um plano de trabalhos.
Os trabalhos iniciam-se na quarta-feira, dia 24, a partir das 14h, na Escola Professor Doutor Egas Moniz, no centro de Avanca e, no domingo dia 28, no Auditório Paroquial, também em Avanca, será o momento da apresentação do que se filmou, animou, editou.
Entretanto, um novo filme em rodagem de Joaquim Pavão vai acontecer neste espaço.
A ser preparado em Avanca e rodado em Aveiro, será uma das curtas-metragens que marcam o Aveiro 2024, Capital Portuguesa da Cultura.
Cineastas de países tão diversos como EUA, Brasil, China e Coreia do Sul, para além de uma forte presença de realizadores europeus, da Espanha até à Grécia e Portugal prometem marcar presença.
Com inscrições abertas, a Maratona Liberdade anuncia uma explosão criativa.
A organização do Cine Clube de Avanca e do Município de Estarreja, conta com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, Turismo Centro, Junta de Avanca, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais, nacionais e estrangeiras.