A Fábrica da Ciência acolhe, este sábado, eliminatória regional do FameLab, o mais popular concurso internacional de comunicação de ciência. Perante o júri, cada concorrente terá três minutos para mostrar os seus dotes de comunicador de ciência, recorrendo apenas à palavra e ao gesto e sem a ajuda de audiovisuais.
O evento tem início às 15h30, tem lugar no auditório de Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e está aberto ao público em geral.
É um concurso aberto a estudantes ou trabalhadores em ciência ou tecnologia, com mais de 18 anos, que falem fluentemente português e inglês.
A Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro integram, este ano, a equipa promotora do FameLab em Portugal, assegurando a organização da eliminatória regional em Aveiro.
O júri desta eliminatória é constituído por Ivonne Delgadillo da Universidade de Aveiro e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro; Pedro Pombo da Universidade de Aveiro e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro; Diogo Gomes da Universidade de Aveiro e Ana Valente Rodrigues da UA e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
Desta primeira apresentação ao vivo serão selecionados até 4 semifinalistas que vão lutar por um lugar na final nacional, a acontecer a 12 de abril, no Coliseu dos Recreios de Lisboa.
O vencedor nacional representará Portugal na final internacional, a decorrer no Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, entre 5 e 10 de junho de 2018.